domingo, 27 de maio de 2012

Dlinza Forest (Eshowe)

Para quem quem visita Kwazulu Natal e gosta de árvores, pássaros, borboletas, de caminhar e não tem medo de alturas, aqui fica mais um sugestão: a Reserva Natutal de Dlinza, em Eshowe. África do Sul é um país com uma variedade imensa todos os níveis. Para amantes da natureza, parece que o tempo nunca é suficiente para ver tudo...
Mapa de Kwazulu Natal
Hoje foi dia então para ver uma floresta indígena de 250 ha, com uma plataforma que se estende por 125 metros e se eleva a 20 metros de altitude, permitindo ter a sensação de Tarzan em plena floresta subtropical...


Estar lá por cima, não deixa de ser assustador para medricas de alturas como eu, mas o "esforço" compensa! Pensar ainda que o Rei Zulu mais influente (Shaka) também passeava por aqui, não deixa também de ser interessante...
Perspectiva a 20 metros de altura
Contudo, conseguir tirar fotos a fungos, com pés assentes na terra é bem mais tranquilo
Fica aqui então mais uma sugestão para ver árvores indígenas gigantes e ouvir passarada até cansar!

sábado, 26 de maio de 2012

Parque Nacional de Hluhluwe Umfolozi

Hoje foi dia de SAFARI. Desta vez no reino dos Zulus, província de KwaZulu Natal (KZN) na África do Sul!
Fundado em 1895, o parque abrange cerca de 96.000 hectares e contém uma diversidade imensa de fauna e flora, sendo o parque mais antigo da África do Sul. É possível encontrar aqui os famosos Big Five: elefantes, leões, leopardos, búfalos e rinocerontes.
Búfalos com alguns rinocerontes á mistura
Mas isto de ver bicharada em pleno ambiente selvagem, requer alguma sorte... leões e leopardos ficará para uma próxima visita!!
Toda a zona Nordeste de KwaZulu Natal é também designada de "Elephant Coast", sinal que abundam por aqui estes magníficos indivíduos.
Elefante solitário...
O Parque Hluhluwe Umfolozi tornou-se mundialmente conhecido pela sua preocupação na conservação do rinoceronte branco, originando uma forte campanha contra a extinção deste animal. Acredito que a campanha tenha funcionado na sua perfeição... nunca vi tanto rinoceronte junto como hoje!
Rinocerontes tímidos... 
O parque possui uma grande variedade de aves e de vegetação nativa...  Árvores com espinhos é de perder de vista. Acácias às centenas! Acredito que encostar-me, cair, ou tropeçar sobre estas "criaturas", seja quase tão perigoso como ter um leão esfomeado á frente!
Acácias e mais acácias...
As pobres girafas devem já ter uma língua bem adaptada aos espinhos agressivos... é interessante ver estas enormes criaturas a alimentarem-se cuidadosamente de minúsculas folhas, tentando ao mesmo tempo evitar tais espinhos pontiagudos!
Esta aqui na foto, não frequentou aulas de condução com certeza; decidiu não sair do meio da estrada durante uns 30 minutos. Não me atrevi a ultrapassar, claro está... esperamos, esperamos, até que finalmente ela lá entrou no mato. Obrigada girafa!
Girafa elegante...
O que não falta por lá, são as nossas amigas zebras. Ao contrário dos rinocerontes (tímidos ás câmaras e humanos), as zebras estão ali para dar show! Os carros são indiferentes para elas... até se aproximam para nos permitir disparar fotografias em todos os ângulos!
Zebra fotogénica...
Interessante para ver de longe: crocodilos! Um agradecimento especial à minha câmara fotográfica, zoom 24x...
Crocodilo preguiçoso....
Este é apenas um "cheirinho" do parque com o nome mais estranho que conheço. Vale a pena visitar. Se vierem dar uma volta por cá, não percam a oportunidade...

Nota importante: normalmente nestes parques não é permitida a saída dos veículos, vidros abertos, etc...mas claro está, que idas á casa de banho, restaurantes entre outras zonas autorizadas (supostamente seguras) são permitidas.  O inédito aconteceu: estava uma cobra a olhar para mim na casa de banho.... Inicialmente pensei que fosse decoração do parque, uma vez que ela estava estática e era extremamente branca! Descontraí e saí nas calmas... Passados uns minutos levei alguém comigo á casa de banho para confirmar se seria minha imaginação, decoração ou realidade. A cobra já não estava lá...
Respirei fundo, contei até 10 e jurei olhar para todos os cantos da próxima vez que sair do carro...