domingo, 16 de setembro de 2012

Pietermaritzburg

E como nem só de Safaris se vive aqui pela África do Sul, aqui vos deixo Pietermaritzburg, cidade por onde já passei e fiquei várias vezes. Trata-se então da capital e da segunda maior cidade da província de KwaZulu-Natal, produzindo maioritariamente alumínio, madeira e produtos derivados do leite. As estatísticas apontam para uma população entre os 350.000 e 500.000 habitantes.
A cidade foi originalmente fundada pelos Voortrekkers! Estes eram imigrantes que durante os anos 1840 e 1850 saíram da Colónia Britânica do Cabo, para o interior do que é hoje a África do Sul, num movimento designado "Die Groot Trek" (a grande caminhada)... Aliás, é possível aqui visitar o museu dedicado ao tal movimento!
Porém, em 1843 o Exército Britânico tomou "posse" de Pietermaritzburg. Foi então construído o "City Hall" que não deixa de ser um dos edifícios mais elegantes e marcantes da cidade.
Em 1910, quando a União da África do Sul foi formada, Natal tornou-se província da União, e Pietermaritzburg permaneceu a capital. Durante o apartheid, a cidade foi "seccionada" tal como em muitas outras cidades: Hindus e Zulus repartidos por subúrbios... A Universidade de Natal, bem como a de Durban foram importantes vozes na luta contra o apartheid, e foi uma das primeiras universidades no país a oferecer educação para estudantes negros.
Há uma série de monumentos que merecem atenção, bem como centros comerciais, jardins, concertos, exposições, bons restaurantes, ginásios, florestas...
Enfim, tal como tenho vindo a repetir, África do Sul não deixa de surpreender pela variedade. Acredito seriamente que há nesta parte do mundo imensa oferta para todos os gostos... mais do que em qualquer outra parte por onde tenha passado!
Pietermaritzburg é também conhecida por Pmb (ainda bem...), aliás quase todos os lugares por cá são abreviados... e não deixa de fazer sentido, a julgar pelo comprimento e complexidade das palavras! Um dias destes faço um dicionário de abreviaturas, juro!
Sugestão: para visitar Pmb não há nada melhor do que fazer de carro a estrada entre as duas grandes cidades de Durban e Joanesburgo...ali vão encontrar Pmb de certeza!
Venham ver...

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Mkuze Game Reserve

Mais um fim de semana, mais um Safari. Desta vez foi a vez de ir um pouco mais a norte para pernoitar na Reserva de Mkuze, situada também esta em Zululand. Com 40.000 hectares, esta reserva foi considerada área protegida em 1912, sendo um dos parques mais antigos da África do Sul. Aqui é o paraíso para os amantes de aves. Dizem os entendidos que é possível avistar 420 espécies... A companhia do safari não estava muito virada para aves, mas sim para árvores, sendo assim passamos grande parte do tempo a identificar árvores... O que eu desconhecia, era que esta malta estivesse tão relaxada nestas andanças, que toca a sair do carro e andar a pé pela reserva. Hummm, a ideia não me agradou muito, mas para não ser desmancha prazeres, toca a andar... Entretanto fui perguntando baixinho "e se aparece um bicho?", a resposta foi rápida "se for rinoceronte, sobes à árvore mais próxima".
Eis então, o que surge à nossa frente poucos momentos após a pergunta:
Escusado será dizer que ia morrendo de susto, enquanto que os "amigos" do safari, continuaram relaxados como se tivessem visto um macaco... Descansados disseram, "era rinoceronte branco, não há problema, se fosse preto aí sim podia ser complicado..."
Bem, como se aventura não fosse já suficiente, à noite fomos "assaltados" por hienas no acampamento. Pobres coitadas, tiveram pouca sorte estas. Já sabíamos que andavam por perto e arrumamos quase tudo antes de dormir... mesmo assim atacaram o saco do lixo e lamberam os pratos todos!
Alvorada! Visita guiada como deve ser...
Ranger armado para meu grande conforto!! No decorrer das orientações de comportamento durante a visita, claro que não deixei de perguntar se algum dia teve de utilizar a arma. Esperava eu que a resposta fosse "não". Enganei-me! Teve um pequeno incidente recentemente com um elefante... A coisa pelos visto complicou-se e uma turista estérica partiu uma perna... e o elefante teve de ser abatido! Bem, o conforto que tinha à segundos atrás, já estava de novo afugentado...
Vamos em frente...
Com impalas, nialas e desta coisas, respiro eu de alívio...uff! Então com tartarugas, tudo corre bem!! Pelo menos, sei que consigo mais depressa...
Afinal de contas, foi mais um agradável passeio (a sensação de estar agora a escrever e saber que os "bichos" mais próximos são os macacos a saltar aqui á volta da casa, não deixa de ser agradável)...
E por falar em casa, aqui fica a habitação típica Zulu:

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

África no seu melhor...

Em Moçambique é preciso calcorrear quilómetros para conseguir ter a sorte de ver qualquer animal selvagem. Aqui na África do Sul...nem por isso. Olhem lá quem estava mesmo ali ao lado da estrada a curtir umas folhas de acácia?!
Fantástico...

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Porra...

Não é difícil encontrar portugueses pelo mundo fora... então aqui pela África do Sul, eles andam por quase todo o lado. Assim, venho por este meio comunicar-vos apenas mais uma presença tuga com ideias originais no estrangeiro. Como podem verificar, aqui o nosso amigo das "bifanas roll" e dos "pregos roll" ambulante não poderia ter arranjado um nome mais arrojado pro negócio: PORRA... (Tradicional Portuguese Cuisine).
Assim é que é...força Portugal!

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

KwaMbonambi

Não sei se será o acaso, o destino ou apenas coincidência... mas parece que está escrito algures que eu teria de morar em lugares com nomes estranhos. Depois de Noura (que muita boa gente insiste em rimar com cenoura) e Gurué, eis que moro agora numa vila perdida entre hectares de floresta de eucalipto, chamada Kwambonambi, em KwaZulu-Natal, na África do Sul...
É um pequena vila localizada na área de Zululand, a cerca de 200 km a norte de Durban e 30 km de Richards Bay.
KwaMbonambi significa "The place (Kwa) where the cheifs gather (Mbonambi)"... lugar um dia importante para nação Zulu... assim se entende por cá.
Hoje em dia o lugar está encaixado entre três grandes industrias nacionais: Mondi e Sappi (as duas maiores empresas florestais do país) e Richards Bay Minerals.
Vantagens? Safaris a uma hora...canoagem no meio de crocodilos a 5 minutos....praia a 10 minutos...shopping a 20 minutos...trabalho a 15 minutos... aeroporto a 2 horas... e acordar com macacos a espreitar pela janela.África do Sul tem sem dúvida de tudo um pouco para satisfazer os gostos que qualquer um.
Desvantagens? Apenas uma: a questão racial. Foi e contínua a estar presente. Perdoa-se então esse pormenor por tudo de bom que o país tem para oferecer!
Venham visitar...