quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Cidade do Cabo

Já lá vão quase 2 anos que tive a feliz ideia de trocar uma semana de férias de Natal em Noura, para rumar ao que pensaram ser um dia o cabo do Continente africano! Estavam enganados os senhores navegadores...afinal a coordenada mais a sul, era ali um pouco mais ao lado... "Cape Agulhas". De qualquer modo, mesmo não sendo o ponto de viragem entre o Atlântico e Índico, não devem perder a visita ao "Cabo das Tormentas" baptizado pelo nosso conterrâneo Bartolomeu Dias em 1488...
Uns anos mais tarde, em 1497, foi a vez de Vasco da Gama atravessar o famoso Cabo e concluir com sucesso a expedição que lhe tinha sido confiada. O Rei João II re baptizou-o para “Cabo da Boa Esperança”... (Obrigada, fica bem melhor assim!)
Homenagem aos Descobrimentos
Mas o melhor, é mesmo ouvir esta malta a enrolar a língua toda para tentar dizer alguns nomes em português, com pronúncia inglesa e africans à mistura.
Toda a gente que eu conhecia, que tinha passado por Cape Town, dizia maravilhas e que valia mesmo a pena! Ora, muito obrigada meus amigos... estavam correctos. Por do sol deslumbrante, praias magníficas, monumentos, museus, exposições, bicharada, montanhas e por aí fora! Parece que o melhor que há no planeta, se reuniu numa só cidade...
Panorama a partir do Teleférico
Subir à Table Mountain é ter a oportunidade de tirar uma fotografia como esta! Para quem é claustrofóbico, não gosta de estar rodeado de turistas de câmara em punho, vem com tempo para passear e tem vontade de caminhar... pode mesmo lá chegar a pé. Lá em cima, o cenário é deslumbrante e indescritível!
Lions Peak
Apesar de estupidamente ter decidido ir lá para cima de mini saia e sandálias (uma vez que estava a usar o teleférico), julgando que o passeio se confinava a uma pequena área, não deixei de fazer um caminhada de mais de 2 horas... (conselhos úteis: comprar bilhetes de teleférico on-line para poupar tempo na bilheteira e claro está, roupa e calçado apropriado para caminhar...) Mais importante ainda, ter a certeza que chegam lá cima a tempo de ver o pôr do sol e a cidade a acordar para mais uma noite agitada! Fantástico...
Para amantes de desportos e actividades radicais... também podem por lá encontrar de tudo um pouco: mar, terra, ar... tem gente a mexer por todo o lado! Uma das atracções principais das redondezas é mergulhar numa "gaiola" para ver tubarões a rodear à nossa volta, depois de um isco ser lançado propositadamente para a aproximação dos elegantes bichinhos!... (No, thanks! Maybe tomorrow...)
 Restaurantes à beira mar não faltam... e não percam um cruzeiro pelas baías!
Como não podia deixar de ser, bichos é coisa que também não falta por aqui. Desta vez, os elefantes, zebras, leões e girafas dão lugar às avestruzes, focas, pinguins e centenas de baboons...
Para as bolsas mais abastadas, comprar acessórios de pele de avestruz pode ser uma alternativa de passear pelo cabo. Para quem quer uma recordação mais económica e, pessoalmente, bem mais interessante, podem comprar apenas os ovos (simples, pintados, trabalhados e por aí fora). O que eu desconhecia mesmo, era o som dos pinquins... tal e qual o dos burros!!
Para um mergulho sem baleias, tubarões, focas, pinguins e sei lá mais o quê, não faltam praias para todos os gostos e feitios!
Muito há para ver e fazer aqui na extremidade do continente!  Aqui ficou apenas um pouco do que é possível apreciar...
É longe, mas vale a pena...
Vantagens: há voos directos de Porto e Lisboa, o custo de vida é idêntico ao nosso, o visto é gratuito (por 3 meses) e obtêm-se mesmo ali no aeroporto!
Cidade do Cabo
Boa viagem!

Sem comentários:

Enviar um comentário