Uma das últimas visitas ao Parque iSimangaliso foi o Lago Sibaya... que por sinal, é também o maior lago de água doce da África do Sul!! São aproximadamente 70 km2 de água cristalina, areia fina e com uma floresta autóctone extraordinária em redor... Os acessos são bons, os turistas são poucos e o bronze está prometido!
Só tem um pequeno grande pormenor a ter em atenção. Quando a água ultrapassar o tornozelo: parem, escutem e olhem em todas as direcções com cuidadinho antes de qualquer tentativa de refastelamento. Tal e qual como se fossem atravessar passadeira em Nova Iorque...
Não é trânsito, claro está! São os nossos amigos crocodilos e hipopótamos!! Não é conversa fiada... eles andam mesmo lá por perto... Conseguem-se ver e ouvir muito bem!
Bem, o dia não podia estar a correr melhor. Antes rumar ao lago fomos dar um mergulho no mar que fica mesmo ali a poucos minutos e já no lago colocamos cadeiras na água e fizemos aquilo que os sul africanos mais adoram: Braai!
"Lets go for a braii" deve ser o convite mais aliciante que se pode fazer a qualquer sul africano. Basicamente passa por colocar umas brasas e assar a maior quantidade de carne possível! Humm, estando eu por perto já deu para perceber pela fotografia o motivo das maçarocas de milho e batata doce na grelha...
Para terminar em beleza, só mesmo um pôr do sol magnífico, de barriga cheia, sentados e com os pézinhos na água!
Uma vez que a saída do parque tem hora marcada... toca então a apressar! Arrumar tudo para não pagar multa à saída. Como sempre, e especialmente quando há pressa, eis que surge a brilhante ideia de um dos passageiros que se diz conhecedor do lago: "vamos sair daqui por outro lado conduzindo junto á areia, que logo ali à frente tem outra saída e assim aproveitamos mais um pouco".
O resultado já se estava mesmo a ver... atolámos como deve ser! Guincho não há, gente para ajudar também não! O belo dia termina então com quatro pessoas a remover areia debaixo do carro, durante uma hora e meia... Claro, sempre com sete olhos no lago para ver quando um crocodilo ou hipopótamo não nos vem fazer um visita!
Vantagem da aventura? Digestão mais rápida do que aquilo que estávamos a pensar... e queimar calorias faz sempre bem... dizem por aí!
Ok, missão cumprida e já aliviados! Continuámos o nosso caminho sabendo que agora já estávamos atrasados para sair do parque. Pensávamos agora em mil e um estratagemas de persuadir o porteiro a nos deixar sair do parque sem uma multa muito agravada...
Chegados ao portão, corrente grossa com grande cadeado e porteiros nem de perto nem de longe. Engolimos em seco.... E agora? Como saímos daqui? Stress de novo...
Pensamos, pensamos e pensamos até que alguém saí do carro desesperado e escangalha-se a rir.
O cadeado não estava apertado...
Lindo!
Sem comentários:
Enviar um comentário